Toda vez que algum cliente me pede para fazer uma logomarca para ele sempre eu batia na mesma questão… uso o Corel para criar a logo e trabalhar o vetor e depois ir ou no Fireworks ou no Photoshop para trabalhar os efeitos nela…

Quando estava nessa rotina, ao querer migrar os arquivos do Corel pro Photoshop, sempre ela ia com um fundo branco e lá eu utilizava o MaskPro para retirá-lo, mas era um servicinho de égua…

Para contornar esta questão e poder trabalhar com estes dois programas integrados e tratando os arquivos com a devida qualidade, o esquema é exportar o arquivo feito no Corel com a extensão EPS - Encapsulated PostScript… ao fazer isso, você trabalha com o arquivo no Photoshop com o arquivo em alta e ainda com o fundo transparente…

A resolução de exportação de um arquivo EPS não irá influenciar na exportação, pois quando você for abri-lo no Photoshop ele lhe dará a opção de o quanto de resolução você quer abrir este arquivo. Esta é uma das vantagens de se ter um arquivo EPS.

Caso o objeto a ser exportado seja texto, no Corel você tem a opção de exportá-lo em curva ou como fonte: isto serve para você não ter problemas caso seu arquivo seja aberto em uma outra máquina que não possua a fonte utilizada e esta tenha de ser substituída. Por outro lado, você pode exportar um arquivo EPS e ainda alterar este texto no Photoshop (caso você tenha exportado como fonte).

Provavelmente você está pensando… mas quando eu exporto o arquivo do Corel com a extensão PSD ele abre bem direitinho também. Ok… mas e o caminho contrário? O Corel não abre ele se ele tiver como .PSD… daí se dá a vantagem do .EPS… você ganha a liberdade em trabalhar com este arquivo, em forma de vetor, no Corel, Photoshop e também no Illustrator…

Enfim… é isso…

Se você sabe de alguma outra forma de trabalhar com o mesmo arquivo integrado com estes programas, deixa a dica aí nos coments que eu faço o update no post!

Comentários

Atenção! Todos os comentários são sujeitos à moderação, pois não queremos passar aos leitores comentários que não condizem com o que estamos comentando, como exemplo: xingamentos, vírus e outras informações com sentido parecido. Lembrando que aceitamos a sua opinião e críticas são bem aceitas quando possui coerência com o que estamos falando. Deixe seu comentário e entre na conversa.

Nome

E-mail

Site

Comentário

Olha quem está falando

Felipe Fernandes Horn

07 de outubro de 2008

Muito bem lembrado!!! Demorei um tempo pra descobrir isso. Quando um amigo meu falou, fiquei louco, por que é muito simples… mas pouco conhecido.

Abraço

Joares Miranda

07 de outubro de 2008

@Felipe Fernandes Horn: Pois é… muita gente não conhece e usa os mais variados artifícios…

Romulo

08 de outubro de 2008

Dica para interação de arquivos do Corel no Photoshop e vice-versa: use o illustrator =D

mas quando tenho que usar corel, eh eps mesmo

Rafael Neri

08 de outubro de 2008

O EPS é muito eficiente mesmo, mas no seu texto existe um erro:

“mas e o caminho contrário? O Corel não abre ele se ele tiver como .PSD…”

Na verdade o Corel abre o arquivo em psd sim! e ainda vem com transparência e tudo mais.

Abraços

Joares Miranda

08 de outubro de 2008

@Rafael Neri: Aié?! Sabia dessa não… corrigido no post…

Tema criado por Joares Miranda

utilizando wordpress