Qual a diferença entre kbps e kBps?

05 de fevereiro de 2008 - por

Qual a diferença entre kilobits (kb) e kilobytes (kB)? Essa diferença está constantemente em nosso dia-a-dia e em muitas vezes nem nos damos conta.Alguma vez parou para pensar a explicação de porque nossas conexões de internet só baixar a 32kBps sendo que você contratou 300kbps.

Um belo dia liguei para o “suporte técnico” de um dos vários serviços de internet banda larga, perguntando o porquê dessa diferença, e a resposta que ouvi foi a seguinte:

– 300kbps é a velocidade nominal, só utilizamos como nome para referencia e ficar mais claro para o cliente, mais a velocidade real é a de 37kBps.

Eu percebendo que ele não fazia idéia do que eu estava perguntando decidi “cutucar” mais, só para ver até onde ele iria, indaguei:

– Certo, deixe-me ver se entendi, vocês vendem 300kbps e eu só utilizo em torno de 32kBps? Como assim… Isso é propaganda enganosa e roubo sabia?

Ouve-se um silêncio por alguns segundos… E misteriosamente a linha cai. Concluí, eles não sabem nem o que vendem.

Pois bem vamos deixar de lengalenga e ir direto ao ponto.

Quando referimos à nossa conexão de internet é comum falarmos de 300kbps, 600kbps ou 1Mbps. Mais o que exatamente queremos falar quando estamos dizendo isso? Ou melhor, porque com uma conexão de 1mb fazemos download à aproximadamente 120kBps?

Bit

Simplificação para dígito binário, “BInary digiT” em inglês, é a menor unidade de medida de transmissão de dados usada na Computação. Um bit tem um único valor, 0 ou 1, verdadeiro ou falso.

Ele é representado pela letra (b), assim como kilobit (kb), megabit (Mb), gigabit (Gb),… Repare sempre representado com b minúsculo.

Para se referir a uma conexão com a internet, por exemplo, utilizamos a medida bit por segundo (bps) que expressa que em 1 segundo trafegou 1 bit. Ou seja, em uma conexão de 1Mbps significa dizer que a cada segundo está trafegando pela rede 1Mb (megabit).

Sim, mais ainda continua a dúvida, então vamos tentar esclarecer um pouco mais.

Byte

É utilizado com frequência para especificar o tamanho ou quantidade de memória ou da capacidade de armazenamento de um computador, 1 byte é constituído de 8 bits.

O byte é representado pela letra (B), assim como kilobyte (kB), megabyte (MB), gigabyte (GB),… E sempre representado com B maiúsculo.

A matemática é simples, uma simples regra de três pode resolver todas as dúvidas, 1 byte está para 8 bits, assim como x kilobytes está para 300 kilobits. Ou seja, se dividir 300 por 8 terá exatamente 37,5, traduzindo 300kbps é exatamente a mesma coisa que 37,5 kBps.

Então finalizando o raciocínio o que o “técnico” de plantão deveria ter me respondido era que 300kbps é a mesma coisa que 37,5kBps, ou seja… Se por algum motivo pensou que sua conexão tinha algo de errado, não tem!

Por hoje é só!

Comentários

Atenção! Todos os comentários são sujeitos à moderação, pois não queremos passar aos leitores comentários que não condizem com o que estamos comentando, como exemplo: xingamentos, vírus e outras informações com sentido parecido. Lembrando que aceitamos a sua opinião e críticas são bem aceitas quando possui coerência com o que estamos falando. Deixe seu comentário e entre na conversa.

Nome

E-mail

Site

Comentário

Olha quem está falando

Joares

06 de fevereiro de 2008

Pois é… além deles não serem claros em relação ao valor real de uso da sua internet… a conexão de 300k quer dizer que ela pode chegar até 300… e náo que seja uma constante… eles fazem isso pra vender o link dedicado, que por contrato deve ser a velocidade estável, inependente de localização… é mole?!

Nas letras miúdas tem esse esquema da variação de velocidade e a parte que diz q sua conexão é até tal velocidade…

Idemeia

14 de agosto de 2008

gostaria de receber email quando fosse comentado

eduardo

06 de dezembro de 2009

Bruno,parabéns pela explicação.Simples,clara e direta.Se vc ainda não é docente de alguma escola,deverias pensar com carinho na idéia.
Brigadão.

carlos eduardo

04 de janeiro de 2010

Ficou um mais claro de entender esse assunto, pois as explicações anteriores não dava para entender nada.

Jéter Alves

15 de agosto de 2010

Sou da região serrana do RJ uso a 3G da vivo por 1 ano pois assinei um contrato! Assinei um plano ilimitado e recebo em troca uma média de 100 a 190kbps porem quando faço download e executo um teste de velocidade encontro até 16,… a 32… kbps encontrando em torno de 0,… a 5,…KB/s.
O q vou escrever é sério e realmente estou cada vez + crente nisso, acho q deveriam nos colocar no pescoço aquele sininho q algumas vacas carregam para anunciar q estamos no pasto ruminando e defecando como um bom numero do rebanho de impotentes q pagam pra senta no “mastro” fods^^

rgwth7iu8

06 de março de 2013

bem explicado

Tema criado por Joares Miranda

utilizando wordpress